A exemplo dos cemitérios mais conhecidos do mundo, os milhares de visitantes do São João Batista, no Rio de Janeiro, também poderão conhecer ou lembrar detalhes da vida de seus heróis e ídolos, enquanto caminham pelas obras assinadas por grandes nomes das artes plásticas e da arquitetura tumular. A partir do próximo Dia de Finados, dezenas de códigos QRCode, criados para celulares com internet, vão identificar os túmulos escolhidos para o novo roteiro de interesse turístico da cidade. Quem apontar smartphones ou tablets para os códigos vai descobrir biografias, fotos, vídeos e outras curiosidades. 

Pela grande quantidade de artistas, atletas, políticos e outras pessoas famosas ali sepultadas, o São João Batista é conhecido como "o cemitério das estrelas", com centenas de ricos mausoléus e artísticas ornamentações. Personalidades como Carmem Miranda, Santos Dumont, Cazuza, Tom Jobim, Clara Nunes, Padre Guido, Chacrinha, Vicente Celestino, Aracy de Almeida, Nelson Gonçalves, Didi Folha Seca, Marechal Rondon e Presidente Dutra, estão entre os selecionados para a primeira fase do Projeto Cultural Queridos para Sempre, iniciativa da Concessionária Rio Pax, administradora da necrópole.

A escolha considerou a relevância histórica e a memória popular dos homenageados, representando artistas, escritores, esportistas, políticos, militares, empreendedores e outras atividades. Por sugestão dos visitantes ou como resultado de futuras pesquisas, outras pessoas serão incluídas no projeto. As respectivas famílias e instituições responsáveis poderão atualizar as informações digitais que serão disponibilizadas gratuitamente, ou até sair do projeto que inaugura essa experiência de interatividade no Brasil.

 

Roteiro Cultural do São João Batista

Conheça o Queridos para Sempre!

Idiomas

ptenfrdeites

Todas as Notícias? Curta o Facebook!

Busca

Mensagem ao Mercado

Queridos para Sempre! é a marca brasileira que conseguiu agregar os conceitos de inovação e qualidade nos projetos culturais e serviços de homenagens além da vida. Registrada no INPI e em domínios internacionais da web, como: Dears Forever! e Queridos para Siempre!, virou uma das grifes do setor e agora prepara sua expansão, de olho nos países de língua inglesa e espanhola. Veja mais em QRidos